Muitos pais fazem um esforço ás vezes sobre humano trabalhando horas e mais horas seguidas para mandar o filho para mandar o filho para as chamadas escolas bilíngues ou internacionais.
A grande maioria deles não domina o idioma inglês e por isso tem o sonho de os filhos o façam e não passem pelas mesmas provações que os mesmos passam todos os dias no trabalho, viagens e convívio social.
Para os pais, se os filhos estudarem nessas escolas a vida toda os mesmos serão fluentes em inglês certo?
Errado!!
Quantos não foram as vezes que me deparei com salas inteiras que não falam inglês nem mais ou menos, crianças que ouvem o professor falar em inglês mas respondem em português durante as aulas.
Várias dessas instituições ensinam músicas e um monte de decoreba de frases para o filho através de drilling e os pais bobinhos acham que o filho fala.
O lado chocante da história
Acontece quando em um momento futuro essa criança precisa fazer um teste de inglês e fica chocado quando o professor fala que o inglês dela não é tão bom assim.
Então o pai revida dizendo, mas como assim ele estudou a vida inteira na escola internacional xyz ou na escola bilingue x, como se isso quisesse dizer algo.
Como pai e mãe, é dever de vocês verificar como o inglês está sendo ensinado na escola e se o seu filho ou filha realmente está aprendendo.
Hoje em dia, as pessoas acham que por que pagam podem terceirizar o ensino do pequenos e irá dar certo.
O Baixo nível dos professores em escolas bilíngues
A maioria das escolas espalhadas pelo país contrata professores que nunca passaram por um teste de proficiência. São pessoas que por terem morado alguns meses no Exterior e feito um treinamento X se julgam professoras de inglês infantil.
Eu sempre alerto os pais para o fato que a criança aprende para valer, então quando você ensina algo errado para criança o erro fica de forma permanente.
Portanto na hora de escolher a escola ideal para o seu filho, se atente a qualidade não apenas da escola e suas instalações. Preste atenção na qualificação dos professores, coordenadores e no approach utilizado para ensinar.
Fale com pais de ex-alunos e verifique se os seus filhos realmente aprenderam inglês lá ou em um outro lugar.
Não fique seduzido pela velocidade com que o seu filho aprende mas pela qualidade.
Lembre-se que saber falar e se virar em qualquer assunto é diferente de decorar e isso demanda tempo.
O que fazer quando os pais não falam inglês na hora da matrícula
Leve ou o seu colega que fala inglês fluentemente ou contrate um profissional para que o mesmo possa ver parte das aulas e lhe dizer se o nível de inglês dos instrutores da suposta escola é adequado. Eu sei que isso é um esforço extra mas no final vale super a pena pois garante a qualidade do ensino e o futuro do seu filho.